Você está aqui: Página Inicial / Grupos e Linhas de Pesquisa

Grupos e Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática compreende investigações de problemas relacionados ao ensino e aprendizagem da Física, da Química, da Biologia e da Matemática e ao seu contexto, considerando as peculiaridades dos conhecimentos científicos e matemáticos e preocupando-se com o modo com que estes conhecimentos têm sido difundidos e divulgados. Articula conhecimentos das áreas específicas das ciências naturais e matemática com conhecimentos das ciências humanas, utilizando-se de aportes teórico-metodológicos da Educação e da Didática da Ciência.

LINHA DE PESQUISA 1

Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática: fundamentos, processos e produções
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO A QUE SE VINCULA: Ensino de Ciências e Matemática
DESCRIÇÃO: Estudos que abordam aspectos do processo de ensino-aprendizagem relativos à construção do conhecimento e à formação conceitual em Ciências da Natureza e Matemática como investigações sobre concepções dos estudantes, modelos, propostas de ensino, diagnósticos de aprendizagem, o papel da história da ciência e da epistemologia na formação dos estudantes. Investigações sobre concepção, o desenvolvimento, a adequação e aplicação de materiais didáticos e de novas tecnologias que venham agregar, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes da Educação Básica e/ou Superior em espaços formais e não-formais de educação.

LINHA DE PESQUISA 2

Formação de professores em Ciências: conhecimentos, sujeitos e espaços educativos
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO A QUE SE VINCULA: Ensino de Ciências e Matemática
DESCRIÇÃO: Estudos sobre os processos de formação docente e outros agentes educacionais, concepções e ideais abrangendo aspectos da formação inicial e continuada em espaços formais e não formais. Investigações sobre a prática pedagógica como lócus de conhecimento, nos diferentes níveis educacionais. Estudos sobre o papel do professor relacionados à elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino para repensar o trabalho pedagógico. Análise das propostas curriculares, políticas e organização da educação brasileira.

« Fevereiro 2019 »
Fevereiro