Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Ensino de Ciências e Matemática

Linhas de Pesquisa

1) Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática: fundamentos, processos e produções

Estudos que abordam aspectos do processo de ensino-aprendizagem relativos à construção do conhecimento e à formação conceitual em Ciências da Natureza e Matemática como investigações sobre concepções dos(as) estudantes, modelos, propostas de ensino, diagnósticos de aprendizagem, o papel da história da ciência e da epistemologia na formação dos(as) estudantes. Investigações sobre concepção, o desenvolvimento, a adequação e aplicação de materiais didáticos e de novas tecnologias que venham agregar, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes da Educação Básica e/ou Superior em espaços formais e não-formais de educação.

2) Formação de professores em Ciências e Matemática: conhecimentos, sujeitos e espaços educativos.

Estudos sobre os processos de formação docente e outros agentes educacionais, concepções e ideais abrangendo aspectos da formação inicial e continuada em espaços formais e não formais. Investigações sobre a prática pedagógica como lócus de conhecimento, nos diferentes níveis educacionais. Estudos sobre o papel do(a) professor(a) relacionados à elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino para repensar o trabalho pedagógico. Análise das propostas curriculares, políticas e organização da educação brasileira.